Soft skills – entenda o que são e a importância prática para a sua vida

Você sabe o que são as soft skills? Constantemente você percebe a presença dessas competências no seu dia a dia, nas relações pessoais e profissionais.

Com certeza você conhece alguém com dificuldade em verbalizar o que precisa ser feito e depois se queixa que não fizeram o que ela esperava? E aquela outra que tem facilidade em transitar por grupos diferentes e entender exatamente o que cada um deles quer? E lembra de alguém que é excelente técnico, entretanto, não se dá bem com a equipe?

Certamente você conseguiu lembrar de, pelo menos, uma pessoa que se encaixa em cada uma dessas situações. E eu vou te contar que essas pessoas evidenciaram (ou não) o que chamamos de soft skills.

Mas o que são as soft skills?

Soft skills é o nome, em inglês, dado para as competências socioemocionais, que se mostram essências em vários momentos das nossas vidas. Estamos falando de

comunicação, auto-conhecimento, resiliência, criatividade, liderança, senso crítico, empatia, dentre outras competências

que se evidenciam na forma como nos relacionamos e interagimos como indivíduos, como profissionais e como cidadãos.

Em decorrência da nossa formação cultural, acreditamos na ideia de que as soft skills são “dons” que recebemos. Dessa maneira, achamos que carregamos esses dons ao longo da nossa vida ou, simplesmente, não os temos porque não fomos agraciados com esse “presente divino”.

Por outro lado, fomos estimulados a desenvolver as “hard skills”, que são as competências técnicas,

tão necessárias para que um profissional ocupe qualquer posição em sua carreira.

Mas agora vou te contar duas informações que podem ajudar você a mudar a sua percepção sobre esse assunto:

  • Soft skills também podem (e devem) ser desenvolvidas ou aprimoradas;
  • As empresas já sabem que nem só de competências técnicas vivem os profissionais.

É possível desenvolver soft skills?

As competências socioemocionais, ou soft skills, podem ser desenvolvidas em qualquer pessoa, a qualquer tempo e os resultados são refletidos em vários aspectos da vida.

Um exemplo, já atestado cientificamente, é o caso de grupos de crianças em que as soft skills foram desenvolvidas,  foi evidenciado:

  • um aumento da média das notas escolares,
  • maior maturidade no momento de decidir que carreira seguir, e
  • diminuição dos índices de casos de bullying nesses grupos.

Afinal de contas, se as crianças já conseguem esses resultados, sem saberem que estão “de-sen-vol-ven-do  com-pe-tên-cias”, imaginem o que um adulto pode fazer, sendo consciente das suas necessidades e responsável pelo seu desenvolvimento.

O desenvolvimento e aperfeiçoamento das soft skills geram frutos tanto nas relações pessoais quanto profissionais, refletindo na motivação e engajamento das equipes dentro das Empresas.

Enfim uma equação com resultados positivos para todas as pontas.

Onde posso desenvolver soft skills?

Nos próximos dias 27/09 e 04/10, participe do SOFT SKILLS NA PRÁTICA e saiba mais como desenvolver as suas competências e da sua equipe. Maiores informações, acesso o link https://www.eventbrite.com.br/e/soft-skills-na-pratica-registration-49598225628

Quer ler mais sobre o assunto?  Afinal de contas, sempre é bom saber mais sobre o que pode potencializar sua carreira. http://www.protalent.com.br/quando-as-emocoes-impactam-a-carreira

Por Fernanda Rodello