Três dicas do que vai acontecer na sua carreira em 2019

Nessa época do ano a gente gosta de ler as previsões astrológicas para o Ano Novo. Assim como, escolhemos a cor da roupa que usamos na virada de acordo com o que buscávamos para 2019 e; programamos alguma simpatia como comer lentilha ou queimar a folha de louco para trazer prosperidade financeira e avanço na carreira.

Diante de todo esse ritual, talvez você esteja esperando alguma dica mística que se aplique à sua vida profissional. Se for o caso, acho melhor você desistir desta leitura agora mesmo. Porque vamos falar de fatos que já começaram a ser sinalizados e comentados em 2018 e que vão ser reforçados em 2019.

Portanto, se preparar para essas constatações é o ponto de partida para se atualizar como profissional e turbinar a sua carreira.

Afinal, as organizações também estão acompanhando esse movimento e já sabem o que esperar dos seus profissionais. Então o caminho é incluir alguns itens na sua lista de “desejos para o ano novo”. Mas desta vez, trate de colocar tudo isso em prática para não se perder diante do ritmo de mudanças que o mercado de trabalho exige dos profissionais.

1. É hora de entrar em ação
O conhecimento está cada vez mais ao alcance das nossas mãos. A gama de cursos e formações com diferentes temas é enorme. Sem contar a facilidade de formações online, que agilizam e viabilizam nossos estudos. Então conhecimento não é a questão.

O que vai fazer você se destacar em 2019 é a capacidade de demonstrar o que você está fazendo com esse conhecimento todo.

A pensadora de gestão Whitney Johnson aponta como próxima tendência a melhoria do nosso comportamento. Em outras palavras, os profissionais se destacarão na medida em que consigam demonstrar como o conhecimento que adquiriram, de fato, impactou a melhora de seus resultados no trabalho e na vida pessoal.

E como isso pode ser visto pelo empregador?

É hora de agir e colocar em prática tudo que você vem aprendendo. Esse conhecimento já te ajudou a mudar o olhar para buscar novas alternativas e soluções, então é o momento de se concretar no que precisa ser feito. Entrar em ação para buscar novos resultados.

2. Desenvolvimento de competências HUMANAS
Alguma dúvida de que a inteligência artificial tem superado as expectativas e está cada vez mais presente no nosso dia-a-dia. Essa mudança traz cada vez mais praticidade para nossa vida, mas não é só a nossa vida cotidiana que é afetada.

Assim como a vida pessoal, a vida profissional também é afetada por todo esse avanço e como o profissional fica diante desse cenário?

A saída é:

  • ser criativo,
  • resiliente,
  • comunicar-se com diferentes públicos e considerando diferentes perspectivas,
  • exercitar a empatia e a liderança;
  • conseguir gerir bem o tempo e as pessoas,
  • ser capaz de desaprender o que não é mais necessário e reaprender.

Isso quer dizer que é preciso destacar as competências que não podem ser automatizadas e que permitem atender as demandas que o mercado de trabalho vem apresentando. Os dados do LinkedIn mostram que os empregadores têm procurado cada vez mais profissionais com habilidades sociais. Ter suas competências socioemocionais desenvolvidas é o caminho para se destacar e ser o profissional que essa demanda exige.

Se você leu o texto até aqui, agora você está esperando a 3ª dica. No entanto, preciso te dizer que, por hora, você terá acesso a essas 2 dicas. E se você está pensando que duas dicas é muito pouco quanto o tema é carreira, minha sugestão é que você coloque essas duas dicas em prática ainda essa semana. Depois nos conte o que for acontecendo, suas dificuldades e conquistas. Assim, você estará pronto para receber a 3ª dica para turbinar sua carreira em 2019. Combinado?

Aliás, para saber mais sobre as competências socioemocionais e colocar no tema no seu radar de ações para 2019, leia também http://www.protalent.com.br/voce-sabe-o-que-sao-soft-skills/

Por Fernanda Rodello