Nem tudo são flores (em lugar nenhum)

Durante a nossa trajetória profissional passamos por diversos altos e baixos. Quem já passou dos “enta” talvez já tenha aprendido a conviver com isso, mas não é uma regra. Aos mais novos, resta a “desculpa” de ter um perfil mais flexível, e que busca por mudanças com maior avidez. Mas o fato, meus amigos é que em nossas vidas profissionais, mesmo nos empregos dos sonhos, nem tudo são flores.

Mas como lidar com o fato de que nem tudo são flores?

Primeiramente precisamos aprender a lidar com o fato de que mesmo quando estamos numa das “50 melhores empresas para se trabalhar”, muita coisa desagrada. Que bom! É isso mesmo, que
bom!! Sem a insatisfação, dificilmente nos mobilizaríamos para buscar melhores oportunidades. Enquanto por outro lado, aquietar-se numa mesma empresa, suportando os momentos difíceis, também pode ser inteligente e te ajudar a desenvolver importantes competências.

Talvez estejamos falando aqui da tal resiliência, mas é mais do que isso. Você adquire maior experiência para lidar com os problemas que surgem naquela empresa e isso amplia seu repertório comportamental e a sua “inteligência corporativa”, tornando você um ser menos suscetível às turbulências futuras daquele ambiente.

imagem nem tudo são flores

Trocar de emprego a cada dificuldade, trocar de profissão e até mesmo se transformar em patrão, nem sempre é a solução dos problemas. Toda empresa passa por momentos ruins, incluindo a que você idealiza. Ter consciência disso facilita em muito a vida. Porque não se trata de conformismo, mas sim de habilidade de adequar-se a cenários turbulentos e isso também é uma das competências mais valiosas nos dias de hoje, você não acha?

“Não se trata de conformismo, mas sim de habilidade de adequar-se a cenários turbulentos”

Assim, respirar fundo às vezes e seguir em frente por algum tempo pode te trazer mais ganhos futuros do que abandonar o barco no momento da crise, ou por causa de um chefe ruim. Os problemas passam, as pessoas também. Defina os seus limites, amplie a sua paciência e tolerância. Adaptar-se rapidamente as mudanças também inclui esperar para agir no momento certo.

Por Regiane Favaro