Você sabe o que é MINDSET?

Você sabe o que é mindset? Apesar de acharmos que tomamos decisões ou assumimos posicionamentos com base nos fatos que se apresentam, muitas vezes não é bem assim que as coisas funcionam. O seu mindset está sempre acionado e você nem percebe.

Certamente não percebemos, mas as ideias que baseiam nossas decisões provavelmente sempre estiveram conosco. Na verdade, adotamos uma atitude padrão para chegarmos às nossas conclusões.

De fato, grande parte das nossas decisões são tomadas com base em valores e crenças que carregamos pela vida.

Deixa eu te dar um exemplo? Enviei o link de um curso para uma amiga formada em Administração. O curso era sobre gestão de escritórios jurídicos. Antes mesmo dela abrir o link e saber do que se tratava, já me respondeu que não era boa com questões de lei.

Muito embora o link tivesse 11 palavras, a leitura de somente uma delas já fez com que concluísse que aquele curso não era para ela. E vou compartilhar com vocês que ela ignorou palavras como: administração, gestão, negócios.

Por que estou compartilhando essa situação com vocês? Porque a reação da minha amiga não foi meramente impulsiva. Na verdade, essa situação é um bom exemplo para iniciar uma conversa sobre mindset.

O que é mindset?
A fim de entender a reação da minha amiga, é preciso compreender os conceitos de mindset fixo e de crescimento. Assim como, cada um deles acaba nos levando a pensar ou agir, gerando opções de caminho tão distintas.

Certamente todos nós adotamos uma forma de encarar as situações e, consequentemente, de agir em relação a elas. E, por mais que não tenhamos consciência disso, nossas ações decorrem dos nossos conhecimentos, nossa experiência de vida, nossos sentimentos. Tudo isso representa nossa forma de pensar, que é mais conhecida como mindset.

A linha de raciocínio que construímos para fundamentar nossas ações, deixamos evidencias da nossa maneira de pensar. Desta forma, podemos adotar duas formas de raciocínio:

Mindset fixo – modelo mental adotado por pessoas que acreditam que nascem com talentos e as capacidades pré-definidos e que não é possível muda-los ou aprimorá-los ao longo da vida. Ao receber um rótulo, a pessoa de mindset fixo assume esse papel, entendendo que a sua capacidade é um dom sobre o qual ela não tem influência e que a define.

Quando se depara com situações em que sua estratégia falhou, a pessoa com mindset fixo acredita que aquela determinada capacidade está chegando ao fim. É como se tivéssemos um estoque limitado daquela habilidade.

Mindset de crescimento – as pessoas que tem o modelo mental de crescimento acreditam que os talentos podem ser desenvolvidos com tempo e persistência. Entendem que esse é o caminho para aproveitar as oportunidades que surgem ao longo da vida.

Certamente, não há preocupação com rótulos, uma vez que, ao adotar o mindset de crescimento, sabe que essa rotulação tem caracter temporário.

Está sempre aberto à mudança quando se vale desse modelo mental. Por isso é consciente de que todo conhecimento pode ser aprendido. Sabe que qualidades podem ser aperfeiçoadas através de vivências e dedicação. E entende que está no caminho do sucesso quando percebe que está aprendendo e esforçando-se para atingir o objetivo.

Como isso funciona em cada um de nós

Na medida em que você busca o autoconhecimento e amplia seu leque de conhecimentos, vai perceber que transitamos pelos dois modelos mentais. E isso é um bom sinal, uma vez que você percebe que é capaz de adotar um modelo mental ou outro.

A questão é entender o que você está buscando e qual modelo mental está prevalecendo. Se você busca mudanças, vale a pena repensar suas atitudes partindo de um mindset de crescimento.

No exemplo da minha amiga, o link que encaminhei a ela acionou seu mindset fixo. No entanto, ao ler esse texto, as reflexões que ela fará, favorecerão o exercício do seu mindset de crescimento. Afinal, ter a consciência das nossas ações, permite adotar, como mais facilidade, o mindset de crescimento.

Sendo assim, sugiro que você também busque refletir em situações em que você:
– diz que não é capaz de fazer;
– acha que é difícil e nem sabe bem porquê;
– pensa que só o outro é capaz de fazer;
– tira conclusões só com base em uma palavra ou outra.

Quer saber mais?

Enfim, se quiser saber mais sobre modelo mental, sugiro a leitura do livro “Coaching – mude seu mindset para o sucesso” da Editora Literare. Sou uma dos coautores e abordo o tema: “Desenvolvendo um mindset de sucesso diante dos desafios do Século XXI”.

Caso você tenha ficado curioso sobre o curso que mencionei, acesse o link:  http://portal.metodista.br/emec/especializacao/administracao-legal-gestao-de-negocios-juridicos

E se valendo do seu mindset de crescimento, leia sobre http://www.protalent.com.br/e-quem-motiva-o-lider/

Por Fernanda Rodello