A importância da networking

A importância da networking é inegável e por isso tenho mantido a minha bem ativa. Por conta disso é frequente ouvir empresários e profissionais comentando sobre o seu dia a dia. Todos tem a sensação de que seus problemas são únicos no mundo corporativo.

O que tem acontecido por aí?

Tem sido quase unânime comentários mencionando:

  • dificuldades em lidar com o financeiro porque o forte é ter o domínio do assunto técnico;
  • falta de comprometimento da equipe;
  • carência de profissionais com visão estratégica;
  • falta de comunicação e interação entre as áreas;
  • dificuldade de aceitar mudanças.

Com base na minha experiência, posso garantir que essas dificuldades são inerentes a qualquer negócio e  você não está sozinho.

• A falta de comprometimento pode ter nome específico na sua empresa mas também tem crachá na empresa ao lado da sua;
• Resistência aos novos modelos e processos também é uma questão quase que endêmica;
• Melhorar a comunicação entre áreas, com a liderança e clientes.

Enfim, suas questões são compartilhadas com tantos outros que estão vivenciando essa situação nesse exato momento.

Descrevendo assim, parece que estamos à beira do caos e pode parecer que não há saída, uma vez que os problemas fazem parte do dia-a-dia de tantos empresários e profissionais.

Networking é a saída?

Pois bem, com a minha experiência também posso te assegurar que tem algumas formas de sair desse ciclo e contornar esses “obstáculos” corporativos. Hoje gostaria de destacar o que considero a 1ª e mais viável das alternativas que é manter a networking.

Quando você conversa com pessoas que vivenciam situações similares às suas, é possível ter a noção de que os problemas não acontecem somente na sua Empresa. Também permite perceber que há problemas em comum. E então, se abrir para a possibilidade de compartilhar ações que já resultaram em avanços favoráveis em outras empresas. No mesmo sentido, conhecer profissionais e parceiros que possam apoiar as mudanças que se fazem necessárias para a sua questão

Ao mesmo tempo, você começa a ouvir outras pessoas as soluções que elas compartilham podem sinalizar aspectos que você estava ignorando. Isso pode fazer toda a diferença na hora de melhorar os resultados.

Por que vale a pena manter uma networking?

Fomentar essa networking entre seus colaboradores também favorece o aumento dos contatos profissionais e as possibilidades de analisar uma situação sob diversos pontos de vista. Esse movimento enriquece contatos comerciais, viabiliza soluções mais eficazes no dia a dia da Empresa. Da mesma forma, permite a co-criação de novas abordagens, o entrosamento entre equipes, além de favorecer a troca de experiência.

E trabalhar essa networking também é importante para a sua equipe, pois cada time tem uma perspectiva em relação ao cliente. Ao mesmo tempo, permite desenvolver um olhar diferenciado em relação à dinâmica dos processos internos da Empresa. Permitir a troca de experiências e pontos de vista resultando em pontos de avanço para todos os envolvidos.

Enfim, ativar a networking dos empresários e dos colaboradores só traz benefícios para os negócios e as carreiras.

Por Fernanda Rodello